quarta-feira, 21 de abril de 2010

Que venham o rípio e o gelo!

A cada cidade deixada para trás sempre há uma surpresa na partida. No caso de El Chaltén o genioso Cerro Fitz Roy se mostrou da forma mais reveladora que poderia acontecer, ou seja, sem seu manto de nuvens, dourado pelo sol da manhã.

Daí pra diante foi só estrada: estrada dura, estrada de rípio, estrada com gelo, gelo e barro, rípio solto, rípio, gelo e lama, foi um verdadeiro off road na Ruta 40 bordeando a Cordilheira dos Andes. A Ruta 40, pelo menos nessa primeira etapa, é extremamente deserta. Por mais de 400 km avistamos no máximo 3 carros e 1 caminhão, nenhum posto, nenhum restaurante, nenhuma habitação, nenhuma pessoa. É uma estrada isolada.

Após rodarmos 400 km chegamos a um vilarejo chamado Bajo Caracoles, que mais se parecia com uma cidade fantasma do velho oeste americano, com um frio intenso e uma única bomba de gasolina cujo produto era de origem duvidosa. Mas de qualquer forma valeu o off road de hoje para chegar a outro vilarejo chamado Perito Moreno. Não confundir o vilarejo de Perito Moreno com o Glaciar Perito Moreno, que está a 600 km daqui.

A título de curiosidade podemos dizer que a Ruta 40 se assemelha à Route 66 dos Estados Unidos no que se refere à sua lenda e ao seu misticismo. Há quem diga que quem a percorre de sul a norte ganha um dia a mais de vida, e no sentido contrário perde um dia de vida, e outros afirmam que se a viagem se iniciar em dia par provavelmente será repleta de transtornos e em dia ímpar transcorrerá de maneira tranquila.

Bem, de qualquer forma esses são apenas alguns aspectos místicos dessa famosa Ruta.


Ruta 40 coberta pela neve.



Como a Wi-Fi do hotel em que estamos está lenta demais, postaremos mais fotos deste off road amanhã.

Um comentário:

  1. Bela história da Ruta 40. Espero que não tenham ficado assustados quando pernoitaram no
    Bajo Caracoles, que vcs chamam de Hotel com Wi-Fi,mas que está cheio de Ghosts.
    Não tiveram que usar correntes na estrada ?

    ResponderExcluir